Atrair consumidores para shopping centers é vital para a sobrevivência do empreendimento, afinal, isso representa consumo. Segundo a Abrasce, as vendas em shopping em janeiro de 2023 foram 15,2% maior que o mesmo período de 2022.
Nesse sentido, saber como atrair consumidores é essencial e é por isso que este artigo vai abordar 4 dicas para atrair consumidores em shopping centers.
Confira!
Mais que consumo
Embora estejamos falar sobre atrair consumidores e, consequentemente, aumentar o consumo, é preciso ter em mente que os frequentadores de shopping não desejam ir ao empreendimento somente pelo consumo. A experiência é uma das mudanças de paradigmas em relação ao shopping.
Dessa forma, os shoppings deixam de serem vistos como templos de consumo e passam a ser um espaço que integram diversas vantagens para os consumidores, como espaços de coworking e atrações culturais, por exemplo.
Experiências gastronômicas
A experiência gastronômica não pode ser negligenciada. Isso porque, ter variedade de restaurantes que atendem a diversas preferências alimentares, atrai diferentes públicos.
Para além da tradicional praça de alimentação, em que todos os restaurantes se concentram ali, há estratégias para atrair consumidores para shopping centers. Ter ambientes de alimentação em espaços ao ar livre, como, por exemplo, pátios e terraços, é uma alternativa para criar uma nova experiência.
Além disso, boas decorações deixam o ambiente ainda mais confortável e aconchegantes, fazendo com que os clientes desfrutem da refeição e do que o espaço oferece. Ou seja, a experiência do cliente não se restringe somente ao que diz respeito à gastronomia, mas a todo conjunto oferecido.
Por fim, outra alternativa é investir na promoção de eventos gastronômicos. Festivais de comida e degustações podem atrair consumidores para shopping centers. Por exemplo, um festival de comidas típicas de diversas partes do mundo, pode fazer com que consumidores vão até o local experimentar e conhecer mais sobre as culturas.
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Programas de fidelidade
Programas de fidelidade é uma estratégia eficaz para atrair e reter clientes em shopping centers. Oferecer recompensas e descontos especiais aos membros do programa incentiva o consumo contínuo no estabelecimento, afinal, o cliente ganha vantagens ao comprar naquele lugar.
Outrossim, promoções exclusivas para os membros do programa de fidelidade, como pré-vendas, acesso antecipado a descontos ou brindes especiais, tornam a experiência do cliente ainda mais valiosa.
Dessa forma, procure fazer parcerias com empresas locais. Isso porque, há benefícios extras aos clientes, como descontos em serviços, estacionamento gratuito ou acesso a eventos exclusivos.
Conhecer os clientes e suas preferências é essencial para oferecer experiências personalizadas. Coletar dados por meio do programa de fidelidade ajuda a entender melhor o comportamento do cliente e adaptar as ofertas de acordo com suas preferências individuais.
Saiba mais sobre atração de consumidores. Assista ao vídeo:
Invista em marketing
Para promover um shopping de forma eficaz, é importante utilizar diversas estratégias de marketing, aproveitando tanto o alcance das redes sociais quanto o poder da publicidade online e offline.
Ademais, explorar o marketing de influência pode aumentar a visibilidade do shopping e atrair um público mais amplo. As principais abordagens são:
Redes Sociais: elas são uma ferramenta poderosa para promover ofertas, eventos e novidades do shopping. Ter páginas e perfis nas principais plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn permite que o shopping alcance um público amplo e segmentado. Publicar conteúdo relevante, imagens atraentes e informações sobre eventos especiais ajuda a atrair a atenção dos seguidores e aumentar o engajamento.
Campanhas de Publicidade: invista em campanhas de publicidade tanto online quanto offline. Isso aumenta o reconhecimento do empreendimento. Anúncios em mídias locais, como, por exemplo, rádio, televisão e mídia impressa alcançam diferentes segmentos de público e reforçar a presença do shopping na comunidade local. Já os anúncios pagos nas redes sociais e em mecanismos de busca permitem direcionar anúncios para públicos específicos com base em interesses e comportamentos online.
Marketing de Influência: essa é uma estratégia eficiente para se conectar com o público por meio de influenciadores digitais ou celebridades locais. Ao colaborar com influenciadores que têm uma base de seguidores alinhada aos interesses do shopping, é possível alcançar novos públicos e aumentar o interesse pelas atrações do estabelecimento. Os influenciadores podem criar conteúdo autêntico e envolvente para promover eventos, ofertas especiais e outras atividades do shopping.
Eventos: a realização de eventos especiais ajuda a atrair consumidores para shopping centers. Eventos temáticos, workshops, lançamentos de produtos, shows ou encontros com celebridades locais podem gerar entusiasmo e interesse, atraem potenciais clientes, que, depois dessas atividades, devem andar pelo empreendimento e efetuar compras.
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