Com mais de 1,5 bilhão de usuários em todo mundo, o Whatsapp já superou o Facebook como aplicativo mais popular do globo. No Brasil, 61% da população é usuária ativa da internet móvel, e o país apresentou um aumento de 138% nos smartphones.
Vale notar, ainda, que apresentamos o 4º maior crescimento em dispositivos móveis no ranking mundial (a média é de 115%).
Mas, você pode estar se perguntando, o que todos esses dados querem dizer?
Para começo de conversa, é um fato que a o mobile é um terreno extremamente fértil para desenvolver projetos comerciais, profissionais e de qualquer natureza. Massivamente usado pelos brasileiros, o Whatsapp é um canal com um absurdo potencial nas mais diversas frentes e iniciativas.
Diante desse cenário, a grande pergunta é: será que sua imobiliária está tirando proveito de toda essa incrível oportunidade?
Atendimento via Whatsapp na imobiliária: 8 dicas para tirar o máximo de resultados
Aplicativo de bate-papo preferido dos brasileiros, o Whatsapp é um canal de alcance significativo demais para deixar passar. A comodidade também é um baita atrativo: de posse de seus smartphones, o público pode resolver suas demandas facilmente e a qualquer hora com a comunicação certa no app.
Dentre as possibilidades valiosas para imobiliárias, podemos incluir:
- O recurso de mostrar quando o atendente está online;
- A criação de grupos específicos para interação (que podem envolver dezenas de interessados);
- A rapidez e dinamicidade da comunicação, sem custos (visto que o aplicativo não faz cobranças);
- O compartilhamento de localizações atualizadas (o que facilita a chegada do cliente ao imóvel que deseja);
- A possibilidade de fazer chamadas de vídeo e áudio sem despesas extras;
- A possibilidade de enviar mensagens personalizadas para estreitar e melhorar o contato;
- Atuação eficiente para aumentar a conversão de clientes e aumentar a qualidade da gestão de relacionamentos na imobiliária.
A seguir, confira 8 dicas para extrair o máximo de proveito (e negócios fechados) com o atendimento via Whatsapp na imobiliária!
1. Considere adotar o WhatsApp Business
Justamente devido ao grande potencial da ferramenta, o Whatsapp lançou sua versão especial para negócios, o Whatsapp Business.
O funcionamento é o mesmo do canal convencional, mas o Business tem viés mais profissional com automatização de mensagens e possibilidade de mensurar as métricas da estratégia.
Dentre as vantagens do modelo Business, estão poder criar um perfil empresarial (dessa forma, os negócios podem dispor informações para seus contatos como área de atuação, site, horário de atendimento e endereço da imobiliária) e categorizar contatos por etiquetas (assim, é possível classificar clientes por “novos”, “clientes de locação ou vendas”, “clientes desativados” etc).
Além disso, como já mencionamos, o Business permite analisar estatísticas importantes (tais como listas de contatos e número de mensagens lidas/enviadas) e enviar mensagens automáticas, que podem ser programadas (dessa forma, mesmo que um cliente entre em contato fora do horário comercial ou quando o corretor não está disponível, ele pode receber um recado automático da imobiliária com as informações desejadas).
OBSERVAÇÃO: para baixar o app Whatsapp Business para tablet ou smartphone, basta acessar a loja virtual Google Play.
2. Aposte em posicionamento (muito) profissional
Adotar o modelo de Whatsapp Business já é um primeiro passo importante para profissionalizar a imagem da sua imobiliária no aplicativo. Além disso, entretanto, é importante lançar mão de outras ações para profissionalizar ao máximo o seu canal.
Tudo começa pela foto do perfil. Eleja fotos que transmitam a ideia de seriedade e credibilidade aos contatos. O ideal é que seja uma imagem impessoal, como a logomarca da imobiliária ou uma peça que remonte à sua identidade visual.
O cuidado com a linguagem também é fundamental: embora o objetivo seja criar um relacionamento próximo com os clientes, evite gírias, informalidades e códigos técnicos (muito comuns em corretores) em geral.
Por outro lado, adequar-se a cada perfil de cliente também é importante: pode ser interessante investir em uma abordagem mais informal para clientes mais jovens, por exemplo. Nesse caso, emojis e abreviações podem estar em pauta. Porém, nunca perca o profissionalismo de vista!
No fim, o tom do atendimento que é dado ao telefone para cada tipo de cliente deve ser transposto para o Whatsapp.
3. Segmente a interação para cada perfil de cliente
Se fizer uso do WhatsApp Business, essa é uma possibilidade extremamente interessante (e outra razão para apostar na versão Business!).
Nessa modalidade, é possível criar listas específicas a partir de tipos distintos de clientes – afinal, para diferentes clientes é preciso enviar diferentes mensagens, certo? Enquanto locatários demandam interações com locadores, clientes com interesse em imóveis na planta exigem uma abordagem específica e por aí vai.
Segmente sua comunicação (o que inclui fotos e divulgação de imóveis) criando listas para cada perfil de público, tratando apenas das necessidades e demandas dessa determinada lista.
Quanto mais direcionada for a comunicação, melhores tendem a ser os resultados!
4. Aposte em mensagens automatizadas quando for oportuno
Aproveite essa grande funcionalidade do Whatsapp Business para otimizar e agilizar sua comunicação! O recurso das mensagens automatizadas é uma excelente ideia para dar avisos diversos (feriados, equipe reduzida, férias coletivas, acontecimentos extraordinários) e também para ações mais criativas e com foco em vendas.
Criar e disponibilizar uma mensagem de apresentação/boas vindas automática também é interessante, assim como um recado para comunicar a ausência de algum corretor/ funcionário.
5. Analise as estatísticas e acompanhe a performance das suas ações
Não se esqueça de aproveitar uma das principais funcionalidades da modalidade business para sua gestão imobiliária: a possibilidade de monitorar os resultados da sua estratégia no Whatsapp.
Através de gráficos e números, você pode acompanhar o comportamento dos seus clientes, analisando o número total de mensagens enviadas, quantas delas foram lidas, quais são os conteúdos mais lidos etc.
O ideal é fazer análises semanais dessas métricas, adaptando a estratégia de marketing de acordo com os resultados, aprendendo com os erros e notificando também os acertos.
Leia Mais: 6 indicadores de desempenho que você precisa acompanhar na sua imobiliária
6. Tenha bom senso nos horários de envio das mensagens
O e-mail é um exemplo de canal de comunicação mais flexível no quesito horário, já que o usuário poderá acessá-lo quando considerar melhor. O mesmo NÃO acontece com o WhatsApp!
É preciso ter em mente que o aplicativo de mensagens está perto do usuário a todo momento (que mantém seu smartphone por perto) e se presta principalmente para contatos pessoais. Por esse motivo, a linha para que o contato se torne invasivo é bastante tênue.
Para evitar que a mensagem da sua imobiliária soe insistente ou incoveniente, sempre priorize o contato durante o horário comercial (exceto em raríssimas exceções, como quando o cliente precisa de um retorno imediato. Ainda assim, justifique o envio da mensagem nesse horário extraordinário).
7. Aposte no recurso de Stories para engajar
O recurso de stories não é mais uma exclusividade do Instagram! Agora os pequenos vídeos ou exibição de imagens temporários também podem ser publicados no WhatsApp. Uma dica, inclusive, é aproveitar o mesmo conteúdo criado para o Instagram Stories da imobiliária no WhatsApp.
A palavra de ouro, aqui, é “engajamento”. Crie conteúdos que despertem o interesse dos seus clientes e gerem interações. Campanhas de divulgação de imóveis (segmentadas para cada perfil de cliente) podem ser uma ação interessante.
Vale lembrar, inclusive, que o Stories é o único recurso do WhatsApp convencional que produz suas próprias métricas, permitindo o acompanhamento.
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8. Lembre-se: nada substitui o contato presencial e por telefone
Por fim, é muito importante destacar que o WhatsApp não deve centralizar toda a comunicação da imobiliária. A ideia é dispor de mais um veículo para interagir com o público, aproveitando todo o potencial do app e facilitando o atendimento.
Determinados assuntos ainda precisam ser tratados de maneira mais próxima e direta, como é o caso de negociações, questões de contrato e conversas mais sérias. Nesses casos, o telefone e os encontros presenciais são mais indicados. O WhatsApp não substitui esses meios!
E você, o que achou das nossas dicas? Já utiliza o atendimento via WhatsApp na sua imobiliária? Se sim, sua experiência tem sido positiva? Comente para nos contar e continue a acompanhar o blog para mais novidades!