Viver em condomínio é viver em comunidade, o que implica uma série de regras, mas também comodidades. Tanto as regras como as comodidades são compartilhadas entre os moradores. Nesse sentido, as áreas comuns no condomínio ganham um destaque especial.
Reserva de espaço, limpeza das áreas e horário de utilização são alguns dos desafios enfrentados pelo síndico.
Pensando nisso, queremos discutir sobre esse assunto que afeta diariamente a vida dos condôminos.
Áreas comuns no condomínio
- Piscina: esse é um dos atrativos mais populares, pois oferece lazer, relaxamento e socialização aos moradores, além de trazer valorização ao condomínio.
- Playground: pensando em crianças que habitam no condomínio, os playgrounds são áreas quem que os pais e/ou responsáveis se encontram, acompanhando as crianças. E sobre crianças em condomínios, te convidamos para ler: Como lidar com barulho de criança em condomínio.
- Salões de festas: usados para celebrações e eventos sociais, o salão de festas é um outro espaço que configura uma área comum. Ademais, esse espaço costuma ser usado para a realização de assembleias condominiais.
- Quadras: diferencial em condomínios, as quadras são espaços usados pelos mais diferentes públicos.
- Academia: oferecidos por condomínio modernos, muitas academias dentro desses empreendimentos são bem equipadas e oferecem aos condôminos a possibilidade de se exercitarem sem sair de condomínio.
- Área verde: a presença de áreas verdes traz um equilíbrio importante para os condomínios urbanos. Esses espaços permitem que os moradores tenham contato com a natureza, relaxem ao ar livre e desfrutem de momentos de tranquilidade.
Além dessas citadas, que são as que sempre pensamos quando o assunto é área comum ou área de lazer em condomínio, halls de entrada, elevadores, corredores e escadas de emergência também configuram como uma área de uso coletivo.
Área comum e área privativa
Como exposto, a área comum é a área de uso coletivo. Contudo, algumas áreas geram dúvidas. De modo geral, as unidades (que podem ser apartamentos, casas, lojas e abrigos para veículos) bem como suas frações ideias, configuram uma área privativa. Dessa forma, as vagas são consideradas de uso exclusivo da unidade. Porém, vale ressaltar que seu uso deve seguir as diretrizes do condomínio.
Já as áreas comuns está a estrutura do empreendimento, como telhado, fachada, redes de água, por exemplo. É por isso que toda alteração estrutural que venha acontecer deve antes ser comunicada à administração, pois se trata de algo comum.
Leia também:
Horário de utilização das áreas comuns
Agora que apresentamos as áreas comuns que um condomínio pode ter, é hora de falarmos sobre o horário de utilização.
Esse tema gera alguns debates, mas como dissemos no início, a vida em condomínio implica em ter regras para uma boa convivência entre todos.
Nesse sentido, os horários de uso dessas áreas devem estar explícitos na convenção e regimento interno do condomínio. O mais comum é que o horário de uso seja de 8h até 22h.
Contudo, isso não significa que tudo pode acontecer dentro desse horário. É preciso ter em mente que a utilização desses espaços não impacte o sucesso dos demais.
Como assim? Vamos a um exemplo prático. O horário de uso do salão de festas é das 8h às 22h. Com isso, um dos condôminos decide colocar uma potente caixa de som para que músicas sejam tocadas e seus convidadas se divirtam. Porém, a caixa de som está em volume máximo e isso está sendo prejudicial aos demais moradores.
Dessa forma, o síndico deve chamar a atenção e tomar as medidas cabíveis àquela situação.
A questão do barulho excessivo é expressa no artigo nº 1336, inciso IV, do Código Civil.
Ademais, a NBR 15.152, da ABNT, especifica que em residências no período noturno o barulho não ultrapasse 55 dB no período diurno, das 7h às 20h, e 50dB no período noturno, de 20h até 7h.
Confira: O que diz a lei sobre barulho em condomínio?
Principais desafios sobre áreas comuns em condomínios
Certamente, aqui estão as reescritas com exemplos para cada um dos itens mencionados:
- Limpeza: esse é um ponto crítico. Muitos moradores utilizam as áreas, mas as deixam sujas após o uso. Um exemplo comum é a falta de limpeza nos salões de festas.
- Apropriação das áreas comuns: alguns moradores podem se apropriar da área comum como se fosse uma extensão de suas propriedades, se esquecendo de que aquele é um espaço compartilhado.
- Violação dos horários estabelecidos: um dos grandes problemas em condomínio está relacionado ao barulho. Isso porque, alguns condôminos podem estender suas estadias nas áreas comuns para além do horário permitido, incomodando demais moradores. Ademais, o barulho, mesmo dentro do horário permitido, a depender da intensidade, também é um fator desafiador para a gestão.
- Animais em áreas proibidas: animais em áreas não permitidas também é um problema. Ademias, há outras duas questões que é necessário ter atenção a respeito de animais em condomínio: donos que não recolhem os desejos que os pets fazem nessas áreas e a falta do uso de guias e focinheiras.
- Agendamento: principalmente em épocas de férias e feriados, agendar o uso desses espaços é um verdadeiro desafio, o que pode gerar alguns conflitos entre condôminos.
Uma boa gestão do uso das áreas comuns
No último tópico, falamos sobre como o agendamento do uso dessas áreas pode ser desafiadora. Contudo, não precisa ser assim. Aliás, esse processo pode ser simplificado e na palma da mão.
Com o advento da tecnologia voltada para condomínios, muitas questões burocráticas podem ser resolvidas com poucos cliques, incluindo essa reserva. Isso facilita a gestão do síndico, bem como o processo para os moradores. Fazer a reserva já sabendo todas as datas e horários disponíveis é uma das facilidades que a tecnologia proporciona para a vida condominial.
O melhor aplicativo para condomínios
E como estamos falando sobre como a tecnologia facilita a vida condominial, por que não falar do melhor aplicativo para condomínios?
As soluções condominiais da Group Software possuem um super app para condôminos, em que com poucos cliques, o morador já tem acesso à agenda de áreas comuns, podendo ver os agendamentos já existentes e realizar o seu.
Além da assembleia online mais completa do Brasil, há outras vantagens que somente a Group Software oferece:
- Ligação inteligente;
- Comunidade do condômino;
- Envio de comunicados;
- Personalização do aplicativo;
- Reserva de espaços e muito mais.
Descubra todas as vantagens de ter um melhor aplicativo para condomínios do Brasil.