Os aplicativos para condôminos ganharam relevância nos últimos anos, em que houve um grande crescimento no número de trabalhadores que passaram a atuar em home office. Esse é um movimento que, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tem potencial para seguir aumentando. Os dados mostram que cerca de 20,5 milhões de pessoas estão em ocupações com potencial de serem realizadas de forma remota, o que representa 22,6% do total de ocupados.
Essa mudança de rotina gerou impacto em diversos aspectos relacionados com a maior permanência das pessoas em casa. Os espaços de usos comum dos condomínios passaram a ser muito mais requisitados e a gestão do convívio entre os condôminos ganhou um toque a mais de complexidade.
Para ajudar nessa tarefa, existe no mercado de gestão condominial diferentes aplicativos para condôminos que possuem funcionalidades que são muito importantes na organização das atividades corriqueiras, bem como trazem conveniência aos condôminos, ao condomínio e para as administradoras de condomínios.
Neste artigo, vamos citar exemplos de mudanças sofridas pelos condomínios e como esses aplicativos podem ajudar gerenciar melhor.
Crescimento exponencial no recebimento de encomendas
O número de encomendas recebidas diariamente pelos condomínios tem crescido bastante e, isso tem forte ligação com a mudança de comportamento das pessoas, a agência Marco realizou um estudo que aponta que 98% dos brasileiros passaram a comprar mais no e-commerce.
Com essa tendência a gestão dos pacotes recebidos no condomínio passa a ser um ponto de atenção, pois para cada entrega uma serie de cuidados devem ser adotados, como: identificar o destinatário do pacote, notificar o destinatário para retirar sua encomenda, registrara a retirada do pacote e o responsável pela retirada. Falhas nesse processo podem gerar dor de cabeça, afinal ninguém gostar de ter sua encomenda extraviada.
Aumento no uso dos espaços comuns
E quem não gostar de descansar e aproveitar o tempo de folga? Ao término no expediente, já estar em casa é uma grande vantagem. Para quem adotou o trabalho remoto, não é mais necessário encarar o deslocamento até a empresa, e assim sobra mais tempo descansar.
É nessa hora que parece ser uma ótima ideia usar piscina do condomínio ou a quadra de esportes, mas agora essas áreas de uso comum estão sendo muito requisitadas e, muita organização é necessária para garantir que todos possam usufruir deles.
Os aplicativos ajudam e muito nessa organização, permitindo que haja um sistema de reservas dos espaços. Em alguns deles é possível definir regras de uso, como por exemplo o tempo de antecedência mínima para uma reserva.
Virtualização de atividades
Cada vez mais os condomínios estão adotando a virtualização de seus processos, desde o controle de acesso utilizando portarias digital, o armazenamento de documentos em nuvem e até mesmo a realização de assembleias online.
Esse processo tem facilitado o trabalho de gestores de condomínios assim como tem dado mais independências aos condôminos que podem acessar informações e fazer solicitações diretamente de seus dispositivos moveis, ou mesmo participar de deliberações e votações mesmo à distância por meio das assembleias online.
Leia também:
- 7 dicas para evitar problemas com o recebimento de encomendas no condomínio
- Segurança em condomínio: 10 procedimentos para adotar na portaria
- Portaria Remota: mais segurança e menos custos!
- Aplicativo para condomínio: como ele otimiza sua gestão
Importância de escolher bem entre os aplicativos para condôminos ofertados
A tecnologia está presente no cotidiano da sociedade e pode ser um grande aliada quando usada para resolver demandas complexas. E escolher a ferramenta adequada para auxiliar o condomínio não só traz conveniência e praticidades, como também pode reduzir o custo operacional ao usar uma ferramenta completa que dispensa sistemas adicionais, como também evita transtornos e insatisfações.
O Group COM é um aplicativo capaz de lidar com os cenários citados aqui e diversas outros, além de atender às necessidades dos condôminos, ele conta com muitas funcionalidades bastante úteis, como:
- Gestão de Reservas;
- Controle de Encomendas;
- Assembleias Virtuais;
- Controle de Acesso/Portaria;
- 2ª Via de Boletos;
- Enquetes;
- Central de Arquivos/Documentos.
Concluindo
É fato que a convivência dos condomínios mudou e segue mudando. As necessidades e ocorrências são diferentes, com isso, as expectativas dos condôminos também mudaram. Gerenciar a rotina não é tarefa simples, mas pode ser otimizada e agilizada com o uso de ferramentas adequadas.
Os aplicativos para condôminos estão mais completos e ajustados com novas tendências. Contudo, não se pode deixar de prestar atenção ao escolher qual deles vai atender todas as demandas do seu condomínio.
Gostou do artigo? Leia também Como melhorar a comunicação com condôminos.