A administração de imóveis é um grande desafio para os proprietários, pois envolve questões burocráticas como contratos, documentos e negociações relacionadas à locação ou venda.
Porém, existe um serviço para facilitar a vida de quem investe em casas ou apartamentos por meio da terceirização do relacionamento com os inquilinos, cumprimento de leis e regras, dentre outros pontos importantes.
Ou seja, com a administração de imóveis o cliente é assessorado para mantê-los dentro dos padrões de regularização e também atrativos para receber novos moradores.
Quer saber mais sobre o assunto, qual a lei específica para ele, quais são as características de um serviço completo, quais erros não cometer e como utilizar a tecnologia para gerar mais oportunidades de negócio? Siga com a leitura deste artigo!
O que a lei diz sobre essa prática?
O Artigo 653 da Lei 10.406 do Código Civil defende o seguinte: “Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato”.
Portanto, um proprietário pode, com respaldo da lei, contratar uma imobiliária e terceirizar a administração de seu imóvel.
O que uma administração de imóveis completa inclui?
A administração de imóveis, como o próprio nome sugere, é o gerenciamento de um patrimônio a fim de garantir sua integridade, mantê-lo dentro das leis e demais regularizações e prepará-lo para uma venda ou locação.
Sendo assim, um serviço completo precisa incluir diferentes atividades voltadas para o mesmo objetivo. Algumas delas são:
Avaliação e divulgação do imóvel
A vistoria de um imóvel é o processo de avaliação da estrutura a fim de levantar quais partes precisam ser reparadas ou mantidas. Tudo isso, claro, com foco em manter a casa ou apartamento valorizado em relação ao mercado.
A divulgação também é responsabilidade da imobiliária e ela escolhe onde e como anunciar, mas em troca disso recebe uma porcentagem do valor da venda ou aluguel, que geralmente varia de 8% a 10%.
Vistorias de saída do inquilino
Se há a necessidade de uma checagem antes do imóvel ser ocupado, também é preciso reavaliá-lo após o término do contrato de locação. Com isso, é possível seguir as cláusulas previstas e assegurar-se de que elas foram cumpridas por parte do cliente.
Cobranças e negociações de dívidas
Cobrar alguém não é uma situação fácil e tampouco agradável, concorda? Para isso, uma administradora de imóveis também pode ajudar com cartas de cobrança para reduzir a inadimplência! | 500
A imobiliária entra em contato com os inadimplentes e pode antecipar o repasse dos aluguéis sem prejudicar os lucros do proprietário do imóvel.
Emissão e envio dos boletos
Inquilino – Imobiliária – proprietário, essa é a lógica a ser seguida quando se contrata uma administração de imóveis. Ou seja, o proprietário nunca negocia diretamente com o cliente, pois tem o administrador como mediador.
Isto é, a emissão e envio dos boletos, assim como as cobranças retroativas, também são feitas pela imobiliária e o proprietário não precisa se preocupar!
Automação das atividades
A administração dos imóveis, para ser eficiente, deve contar com um sistema imobiliário para automatizar e otimizar as tarefas administrativas.
A principal vantagem de um software de gestão é que com ele tudo é feito de maneira planejada e inteligente para que erros não sejam cometidos e o serviço seja ainda mais completo e vantajoso ao cliente.
3 cuidados para uma administração de imóveis eficiente
Até aqui você pôde conferir que administração de imóveis não é uma tarefa simples, e para oferecer com excelência os serviços listados acima, você deve evitar os seguinte erros:
1 – Não modernizar a imobiliária
Este é um erro muito comum, pois convenhamos, o mundo mudou e o mercado imobiliário também!
Não modernizar significa perder clientes, não acompanhar as evoluções do segmento e perder credibilidade. Então, para manter-se atualizado, nunca deixe de fazer o seguinte:
- investir em novas tecnologias;
- aplicar o Marketing Digital na imobiliária;
- utilizar um software de gestão;
- abrir canais de relacionamento com o cliente (SAC 2.0).
2 – Não definir métricas de rendimento
Quais são seus objetivos? Quais caminhos te levarão até eles? Como analisá-los? Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser respondidas.
Defina objetivos de curto, médio e longo prazo e crie indicadores de performance personalizados para mensurá-los. Desse modo, você consegue saber o que vai mal e como melhorar ou tomar ciência do que está correto e deve ser mantido.
3 – Não investir em relacionamento com o cliente
Pessoas compram, divulgam o serviço e trazem clientes até você de forma espontânea. Portanto, sempre preze pelo bom relacionamento com os compradores focando em trazer soluções a eles.
3 Vantagens da administração de imóveis para o proprietário
Terceirizar a administração de um apartamento ou casa é muito vantajoso, ok, mas quais são os benefícios disso na prática? Veja abaixo!
1 – Facilidade e praticidade de gestão
Quem contrata uma imobiliária para administrar imóveis adquire um serviço “anti-dor de cabeça”, pois terceiriza toda a parte burocrática, envolvendo finanças, cobranças e por aí vai.
Aluguel, IPTU, condomínio, tudo isso é resolvido entre administrador e inquilino, enquanto o proprietário não precisa se preocupar com nada.
2 – Mais segurança
A administradora de imóveis também é responsável por cuidar do empreendimento (além das vistorias já citadas), garantindo tranquilidade e segurança ao proprietário.
3 – Preço competitivo no mercado
A imobiliária é responsável por estudar o mercado, avaliar o imóvel e fazer a precificação de acordo com dados e informações assertivas.
Com isso, o proprietário consegue vender ou alugar sem perder dinheiro e tem mais rapidez em todo o processo.
Como a tecnologia otimiza a administração do imóvel
Um bom administrador de imóveis deve contar com recursos inovadores para aprimorar seu trabalho e potencializar resultados.
Para tal, um software de gestão de imóveis é fundamental para fazer a integração de informações importantes e utilizá-las a favor do crescimento da imobiliária e, claro, dos clientes que contam com ela.
A tecnologia tem a função de simplificar todas as tarefas do dia a dia e fazer com que elas sejam mais precisas por meio da automação, reduzindo erros e consequentemente trazendo mais resultados!
Não desperdice mais oportunidades de mercado! Descubra agora como contar com um software para venda e aluguel de imóveis na sua imobiliária!